segunda-feira, 25 de maio de 2015

Terceiro desenho: Produzido pela aluna Maria dos Santos Conceição, que tem 10 anos de idade.


   A Maria através do seu desenho quis representar a ajuda que sempre dá a seu amigo Paulinho, que possui baixa visão, ele não gosta muito de participar de atividades em que estão muitas pessoas, quase não vai para o recreio e quando vai acontece dele cair, mas quando ocorre Maria sempre está pronta a ajudá-lo, principalmente nos deveres da escola.


Esse segundo desenho foi produzido pelo aluno Sérgio de Moraes Albuquerque, que tem 10 anos de idade.


    No desenho que foi produzido por Sérgio, ele relatou que o mesmo representa o seu vizinho Marcos que possui deficiência física desde que nasceu, mas ele é muito amado por todos, e ele sempre procura ajudá-lo, levando-a para passear, que é o que ele mais gosta de fazer, e como ele não pode se locomover sozinho para ir até certos lugares, ele o leva, empurrando a sua cadeira de rodas.

Primeiro desenho elaborado pelo aluno Filipe de Souza, que tem 09 anos de idade.


   No seu relato, Filipe expressa o carinho que sente pelo seu melhor amigo Edgar que é cego, e que em algumas situações sente dificuldade para ir a alguns lugares, mas Flipe sempre está pronto a ajudá-lo, até fazem as atividades da escola que vão para casa juntos, e eles se entendem muito bem.

Entrevistamos a professora Alexsandra de Souza, que já atua com atendimento no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de escolas há cinco anos. Segue abaixo a entrevista realizada.

NOME: Alexsandra de Souza
IDADE: 39 anos
FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia e Especialização em Libras.
TEMPO QUE ATUA COM ALUNOS DA INCLUSÃO: 5 anos

1) Quais os principais desafios que enfrenta ao lidar com estes alunos?
     Acho que o maior desafio é alcançar resultados, ou seja, promover a diferença na vida do aluno que está em processo de atendimento.

2) Quais os métodos de ensino que utiliza?
     Desafios, jogos, materiais lúdicos, internet.

3) Como o aluno especial reage mediante as atividades propostas pelo professor?
     Se mostram interessados, mas ao mesmo tempo sentem medo de não conseguir realizá-las, até que o professor transmita segurança.

4) Como o aluno especial interage com os demais colegas?
     Bem, apesar de em alguns momentos ocorrerem algumas divergências, que são logo resolvidas.

5) Quais as tecnologias assistidas utilizadas para se trabalhar com os alunos da inclusão?
     Computador, é o recurso mais utilizado.

6) Como é o relacionamento aluno/professor?
     Muito boa, pois os alunos sempre aguardam ansiosos pelo atendimento.

Inclusão: A Convivência Com as Diferenças!

   Olá! Neste blog iremos tratar sobre assuntos relacionados à inclusão em ambientes escolares, as experiências vividas por professores que trabalham com alunos especiais e como eles convivem com os demais colegas.    Temos também alguns relatos que foram desenvolvidos com alunos, onde os mesmos produziram desenhos, que mostram a visão de cada um acerca dos amigos diferentes que são tão especiais.    Aproveitem!